A Casa Branca acendeu a sua luz de alerta vermelho para as extremas tempestades solares que rumam para a Terra, conforme contado pelo site Washington Post.

O ponto preocupante é o de que em qualquer momento a estrela de nosso Sistema poderá jorrar perigosos plasmas magnéticos que podem destruir drasticamente sistemas de eletricidade, satélites, internet, e todos os meios de telecomunicações.

Representantes da Casa Branca perceberam que uma extrema tempestade solar poderia causar danos inimagináveis para a vitalidade e segurança de toda a nação.

Um documento com estratégias e de planos múltiplos foi lançado pela Casa Brancapara as precauções a serem tomadas para as ameaças do clima espacial.

“O plano foi motivado através do reconhecimento de que precisamos construir uma coesiva rede de resiliência e determinar o que precisamos saber”, disse Bill Murtagh, diretor assistente do clima do espaço no Departamento de Ciência e Tecnologia da Casa Branca.

Solar - To no Cosmos

Em 2012 escapamos por pouco, e para muitos isso foi um verdadeiro milagre.

Em 2012, a NASA disse que o Sol expeliu duas nuvens massivas de plasma que quase acarretou em um encontro catastrófico com a Terra.

“Se tivesse atingido a Terra, estaríamos até agora recolhendo os pedaços”, disse o físico Daniel Baker da Universidade do Colorado, que ainda acrescentou: “Se a erupção tivesse acontecido uma semana antes, a Terra teria ficado na trajetória”.

Ao invés disso, a tempestade impactou a nave espacial STEREO-A spacecraft, um observatório solar equipado ‘para medir parâmetros de eventos deste tipo’, acrescentou a agência. Segundo dados analisados por cientistas, a tempestade teria sido comparável à última conhecida com o nome de Carrington e que aconteceu em 1859. Também teria sido duas vezes mais forte que a tempestade solar que deixou sem energia a província de Quebec, no Canadá, em 1989.

A Academia Nacional de Ciências, em um estudo de 2008 disse que se um evento similar ocorrer hoje, o impacto econômico seria de $2 trilhões, 20 vezes mais do que o custo deixado pelo Furacão Katrina.

Caso uma tempestade solar de alta magnitude atinja a Terra, os danos serão irreversíveis, e retrocederia a evolução em muitos anos. Ou não… Talvez possa ser uma forma do homem refletir sobre si mesmo, e os estragos que durante milênios vêm sendo feito contra tudo e todos.

Infelizmente não há muito o que ser feito caso isso aconteça, além de rezar para que não aconteça.

tempestade eletrica - To no Cosmos

Fonte: Tô no Cosmos

curta_fanpagedeixe-seu-comentario

Related Posts