A ufologia é uma ciência ampla que abrange em si, diversas vertentes ou linhas, que por si só apresentam estudos para sua compreensão e entendimento da realidade ufo. Embora se mencione em campo, basicamente duas vertentes da mesma, nos dias de hoje se é possível encontrar ainda mais linhas de pensamento abarcadas em si. Em nosso artigo, exploraremos principalmente as duas principais vertentes da ufologia que são: ufologia científica e ufologia mística. Seria importante lembrar que em sua grande maioria, outras vertentes existentes da atual ufologia se originaram destas duas citadas acima.

Faremos uma breve introdução de cada vertente existente, para aguçar a vontade do leitor desde já pela pesquisa séria e comprometida, visando desde sempre a busca pela verdade independentemente de qual vertente irá se identificar.

UFOLOGIA CIENTÍFICA

Predomina-se nesta vertente, estudos baseados em fotos e filmagens de avistamentos de ufos ou seres extraterrenos e sua posterior investigação. Através de pesquisas com metodologia científica própria, o pesquisador pertencente a esta vertente, se põe a campo para exploração e coleta de evidências. Estas evidências podem se constituir de fotografias, filmagens e ainda amostras de solo e do local aonde supostamente o objeto teria aterrissado. Havendo alguma evidência palpável, o estudo ainda será procedido de investigação do objeto não identificado em todos os seus detalhes.

O pesquisador através de um questionário procurará detectar como era o objeto não identificado, seu formato, e ainda analisa-la: presumíveis evidências deixadas no solo pelas aterrissagens de tais naves, tais como: alterações no campo magnético, possível existência de anomalias radioativas, além de outras alterações físicas, químicas e biológicas, o que também se inclui a vegetação e animais.

Embora a ufologia científica apresente metodologia científica como citado acima, e profissionais pesquisadores comprometidos com a mesma, ainda a ciência ortodoxa se mantém firmes colocar a ufologia como um estudo a parte da ciência ou ainda classifica-la como uma pseudociência. Ainda estes cientistas desconhecem os paradigmas e metodologias científicas usadas no processo de pesquisa da ufologia.

UFOLOGIA MÍSTICA

A ufologia mística ou esotérica como é conhecida por alguns, aborda desde os fenômenos ufo em seus aspectos científicos e casuísticos, enfatizam os aspectos espirituais que possam dimanar dessas relações. Dentre esta vertente, estão aqueles que acreditam nas canalizações recebidas supostamente por extraterrenos, contatos com entidades de dimensões paralelas e o que a separa da vertente científica, que os contatos com os ufos possuem em si, um cunho de transformação moral – espiritual para toda a humanidade. abrem espaço para uma visão mais espiritualizada do fenômeno UFo. Traz em si a um chamado a necessidade de uma evolução conceitual do ser humano com relação ao universo que o cerca. Ou seja, acredita basicamente esta vertente, que o contato definitivo com os ufos, trarão para o mundo uma intensa mudança em todos os seus aspectos entre eles o aspecto moral.

UFOLOGIA HOLÍSTICA

O conceito de ufologia holística podemos dizer, é uma conceituação bastante recente dentre as outras duas principais vertentes da ufologia moderna. Cremos que para explicarmos este gênero de pesquisa, deveremos voltar aos aspectos das duas vertentes citadas anteriormente, a ufologia holística visa uma união entre ambas vertentes para uma consolidação da própria ufologia. Somando a pesquisa científica aos preceitos da ufologia mística, propõe que somente uma visão mais ampla e sem preconceitos entre si, poderá ajudar a entender não somente os fenômenos UFo como outros que ainda se mantem ainda inexplicáveis.

UFOLOGIA CASUíSTICA

A ufologia casuística, embora muitas vezes confundida somente como científica, sendo como que um aspecto mais aprofundado da vertente científica, procura em seu seio de pesquisa avaliar, registrar através de métodos e conceitos científicos o fenômeno UFo. Esta vertente da ufologia moderna, conta ainda com o auxílio de outras ciências como a astronomia, física, química, biologia e a astrofísica dentre outras disciplinas. Os pesquisadores utilizam maior ou menor grau em métodos científicos para se tentar registrar e entender os fenômenos.

A Visão Casuística dentro da área cientifica ufológica, abrange pessoas que concebem e aceitam esta realidade, embora ainda não tenha meios de entendê-la e comprova-la em definitivo pelos métodos ortodoxos , ficando sempre muito limitada a ciência ortodoxa em si.

UFOLOGIA DIMENSIONAL

O estudo realizado pela chamada ufologia dimensional, baseia-se e aceita as pesquisas relacionadas com os metodos cientificos e ortodoxos, mais além dessa, abriga em seus estudos as concepções do paranormal e da espiritualidade. Os pesquisadores adeptos desta vertente, procuram usar em seus trabalhos, a intuição, a videncia e clarividencia, porem aceitam a contribuição da ciencia para suas pesquisas. Ainda em suas buscas pela realidade UFo, seus objetivos de estudo são os Seres mais sutis de freqüência mais acelerada e elevada que atuam em outros mundos e dimensões superiores.

Fonte: Linkenigmas

icone_facebook-03 deixe-seu-comentario

Related Posts