Um grupo de arqueólogos apresentou uma nova e inquietante pesquisa sobre a descoberta de uma série de ferramentas em uma ilha da Indonésia.

Por conta da idade da descoberta, o fato traça uma nova história com relação à ocupação da região e suscita um enigma sobre os verdadeiros autores de tais objetos.

De acordo com um artigo publicado pela revista Nature, os artefatos de pedra encontrados na ilha de Celebes têm, no mínimo, 118 mil anos de idade, dado que contrasta com a chegada dos primeiros Homo sapiens à região, há 50 mil anos.

Essas ferramentas do Pleistoceno intrigam os cientistas que investigam a descoberta do sítio arqueológico de Talepu, que afirmam que a ilha teria sido habitada por hominídeos primitivos pertencentes tanto à espécie do Homo floresiensis, procedente da ilha de Flores, quanto à do Homo erectus, da ilha de Java.

A origem mais provável dos colonizadores de Celebes são a ilha de Bornéu e as ilhas Filipinas. A questão que permanece em aberto é quem construiu as ferramentas de pedra ou como eles chegaram até a ilha em uma época em que ela ainda não era habitada por seres humanos.

Fonte: History

icone_facebook-03 deixe-seu-comentario

Related Posts