Depois de uma viagem de cinco anos, em um marco sem precedentes na exploração interplanetária, uma nave espacial da NASA chegou ao maior planeta do Sistema Solar.

Trata-se da JUNO, a nave espacial da NASA que partiu de Cabo Canaveral, nos Estados Unidos, dia 5 de agosto de 2011. Hoje, 5 de julho, às 3:18 GMT, depois de percorrer 2.800 milhões de quilômetros, Juno conseguiu entrar na órbita polar de Júpiter, o que é considerado um marco na história das expedições espaciais.

A partir de hoje, Juno percorrerá Júpiter por 53 dias realizando duas voltas elípticas antes de iniciar a fase científica da missão, quando começará a orbitar o planeta a cada 14 dias a uma pequena distância de 5 mil quilômetros.

No total, a missão durará 20 meses e permitirá aos cientistas de todo o mundo saber mais sobre a origem do planeta, sua composição e magnetosfera. A NASA informou que Júpiter encontra-se no ambiente radioativo mais denso do nosso sistema solar, o que torna a inserção orbital de JUNO “o marco de um novo êxito na exploração planetária”.

Fonte: History

curta_fanpagedeixe-seu-comentario

Related Posts