Uma editora espanhola finalmente obteve permissão para publicar cópias fiéis do obscuro Manuscrito Voynich – um livro do século XV, escrito em uma misteriosa linguagem que ninguém jamais decifrou. Ao todo, 898 réplicas do Voynich estarão disponíveis no mercado ao preço de US$ 8 mil cada exemplar – cada buraco, mancha e remendo do documento original será meticulosamente reproduzido.

Durante séculos, os cientistas tentam entender o que está escrito nesta obra. Alguns dos melhores criptógrafos do mundo têm dedicado suas vidas para resolver essa quebra-cabeça – mas ninguém sequer chegou perto.

O manuscrito está trancado no cofre da Beinecke Rare Book & Manuscript Library da Universidade de Yale. Por causa da idade e raridade da obra, pouquíssimas pessoas tiveram acesso ao livro até hoje. Quem já o tocou, disse que foi uma experiência inesquecível.

Livro alien?

Uma datação por carbono indica que o manuscrito foi produzido entre 1404 e 1438. Até hoje ninguém ninguém sabe quem é o autor do manuscrito, embora alguns tenham levantado a suspeita de que o trabalho possa ter até origem alienígena. O nome do livro é por conta do lituano Wilfrid Voynich, que tinha um antiquário e que, supostamente, adquiriu a obra em 1912 a partir de uma coleção de livros raros pertencentes a jesuítas italianos. Voynich foi o responsável por tonar o livro famoso.

Desenhos surreais

A obra é escrita em um texto desconhecido, com várias ilustrações surreais coloridas, como plantas bizarras, figuras humanas e constelações desconhecidas. Algumas das imagens são de mulheres com “abdomens inchados” que estão “imersos em fluidos e estranhamente interagindo com tubos e cápsulas”.

Veja abaixo algumas páginas da enigmática.




Será que alguém finalmente conseguirá decifra-lo? Comente abaixo!

Fonte: History

Related Posts