Em janeiro, os astrônomos da Califórnia previram a existência de um nono planeta do nosso sistema solar, um mundo misterioso, chamado de Planeta Nove ou Planeta X.

A existência desse planeta ainda está no campo teórico, pois ainda não foi observado de fato, e as teorias sobre as suas origens são variadas. Algumas supõem que ele poderia ter sido um exoplaneta “roubado” pelo Sol, assim como também poderia ter provocado a extinção dos dinossauros. Há teóricos que sugerem que o Planeta Nove poderia estar em rota de colisão com a Terra.

Desde que o estudo do Instituto de Tecnologia da Califórnia sugeriu que um o Planeta 9 poderia estar escondido na periferia de nosso Sistema Solar, os astrônomos tentam encontrá-lo. A existência do planeta foi sugerida depois que cientistas notaram que objetos na sua vizinhança estavam se movendo de forma estranha.

Como o Sol roubou um planeta

A teoria é que o nosso Sol, em sua juventude, há 4,5 bilhões de anos, “roubou” o Planeta Nove de sua estrela original. De acordo com os astrônomos em Lund, na Suécia, algumas pistas indicam que o planeta foi capturado pelo Sol e, desde então, passou a fazer parte do nosso Sistema Solar de maneira despercebida.

Estrelas nascem em aglomerados e muitas vezes passam umas pelas outras. Durante esses encontros, uma estrela pode roubar um ou mais planetas em órbita de outra estrela, acreditam os pesquisadores. Foi isso que, provavelmente, aconteceu quando o nosso Sol capturou o Planeta Nove.

Outras teorias

Outras teorias apontam que a origem do Planeta Nove pode ter começado com o núcleo de um exoplaneta que foi expulso por meio de algum processo para a borda do nosso Sistema Solar, talvez por uma colisão. Outras simulações de computador indicam que o Planeta Nove pode ser um gigante de gelo distante, como um mini-Urano.

Provavelmente não vai nos dizimar

Pesquisadores sugerem que a órbita do Planeta Nove oscila entre 200 e 1.200-2.000 UA – muito mais longe de nós do que do Sol, o que mostra que não haveria qualquer risco de colisão da Terra contra o Planeta Nove. Mas os teóricos da conspiração foram rápidos em sugerir que este pode ser o primeiro de vários objetos desse tipo que não conhecemos que podem existir. No entanto, não há nenhuma evidência que qualquer objeto espacial conhecido possa representar ameaças para a Terra.

Fonte: History

curta_fanpagedeixe-seu-comentario

Related Posts