O desejo do homem de criar uma base espacial na Lua remonta aos princípios da Era Espacial, em 1959, quando o engenheiro Wernher von Braun sonhou com a construção de uma base permanente no satélite.

Após algumas décadas de esquecimento, no começo deste século as agências espaciais voltaram a concentrar seu interesse na Lua. Atualmente, o projeto está na sua fase inicial e ganha força a cada dia.

A estação projetada será cinco vezes menor que a Estação Espacial Internacional. Sua função será prover a infraestrutura necessária para a exploração e desenvolvimento do satélite natural, e também para a pesquisa de outros planetas e regiões do espaço profundo.

A cooperação internacional é fundamental para a concretização dessa construção, já que seu sucesso será fruto dos conhecimentos acumulados por diferentes nações. As empresas Energia (da Rússia) e Boeing (dos EUA) estão trabalhando em conjunto no projeto preliminar de dois modelos para a estação lunar: um baseado em vários módulos pequenos e o outro em um grande módulo.

Um dos requisitos imprescindíveis para a construção da base lunar é a criação de foguetes mais poderosos que os existentes atualmente e que permitam o transporte de cargas mais pesadas. A agência russa já está trabalhando no projeto.


Fonte: ABC
Imagem: NASA/Reprodução

Related Posts