A sonda Schiaparelli, que é parte da missão ExoMars da Agência Espacial Europeia (ESA), já recebeu seus comandos para que efetue seu pouso em 19 de outubro em Marte, e um novo vídeo  mostra como a sonda irá descer.

Lançada em 14 de março passado, a missão ExoMars enviou duas sondas conectadas, a Trace Gas Orbiter (que, como o nome em inglês diz, ficará em órbita de Marte) e a Schiaparelli, que irá pousar em Marte.  Espera-se que as duas sondas se separem no domingo (16) e, se tudo correr de acordo com os planos, a Schiaparelli irá descer na superfície de Marte três dias mais tarde.  Enquanto a Schiaparelli estiver na superfície de Marte, a Trace Gas Orbiterirá orbitar o planeta vermelho, estudando sua atmosfera.

O novo vídeo detalha os comandos de pouso da sonda, os quais incluem o descarte de suas conchas protetoras e a ativação dos sensores de descida, paraquedas e foguetes de empuxo, para um pouso controlado.

schiaparelli-pousando-em-marte

Este gráfico da ESA mostra os estágios da sonda ExoMars Schiaparelli pousando em Marte. Credito: European Space Agency/ATG Medialab

A sonda Schiaparelli deverá pousar na região Meridiani Planum de Marte, próxima do equador daquele planeta. Ela adentrará a atmosfera marciana a aproximadamente 21.000 km/h e terá 6  minutos para frear, a fim de proporcionar um pouso seguro, disse a ESA.

Para assegurar que a desafiadora descida ocorra de acordo com os planos, os sensores da sonda irão monitorar sua altitude sobre a superfície de Marte, começando a 7 quilômetros.  Quando a sonda estiver a dois metros da superfície, ela irá pairar por um instante, cortar seus motores de empuxo e cair livremente ao solo, como mostrado no vídeo.

Uma vez segura no solo, a Schiaparelli irá estudar a velocidade e direção dos ventos, a umidade, a pressão, a temperatura de Marte e muito mais.  Então as mensurações da sonda serão enviadas para a Trace Gas Orbiter, que estará em órbita marciana.  A meta principal da missão é a de pavimentar a estrada para o jipe-sonda ExoMars, que irá procurar por vida em Marte, estando agendado para ser lançado em 2018.

Veja o vídeo de como será o pouso da Schaparelli:

Fonte: OvniHoje

Related Posts